domingo, 24 de março de 2019

Dos doces

Não costume fazer posts ao Domingo, mas um post do Arpose deixou-me a meditar no tema dos doces. Porque, apesar de ser muito gulosa, sou muito complicada nos doces de que gosto. Excluindo o chocolate, as bolachas e biscoitos, bem como os gelados (de que também gosto muito, mas sou igualmente picuinhas), aqui vão alguns doces de que gosto (haverá outros certamente, mas não muitos mais):

1. Travesseiros da Piriquita


2. Queijadas de Sintra


3. Croissants (e palmiers) do Careca (os da Biblioteca Nacional andam muito parecidos)


4. Torta de chocolate (da minha avó Fernanda e agora da minha mãe)



5. Bolo de bolacha da minha avó Fernanda (o do Andaluz da Figueira da Foz é parecido) - o da fotografia é o do site Tele Culinária.


6. Doce de ovos de Aveiro, ou semelhante. A minha avó Fernanda fazia um doce de ovos com canela por cima de que tenho imensas saudades.


7. Bolo de chocolate parecido com um que houve no meu casamento (há um idêntico nos restaurantes Sushi Corner) - o da fotografia tem um aspecto parecido.


8. Ducheses da Versailles (e outros também bons, como os da Leitaria da Quinta do Paço).


9. Doces de noz da Rapeti.


10. Brigadeiros (como os da Brigadoce ou da Rapeti, com muito leite condensado). Aqui lembro o melhor bolo de chocolate que comi (que devia ser de brigadeiro), que foi no Recife, feito pela empregada da madrinha da minha mãe (há quase 40 anos).


11. Bolo de rolo


12. Trança de coco da Namur - também não encontrei fotografia.
13. A tarte de framboesa da Padaria Portuguesa (só vi na da Avenida João XXI)


14. Pastéis de Belém.


15. O salame de chocolate que havia no liceu Filipa há 30 anos...
-
As minhas esquisitices em chocolates, gelados e bolachas, ficam talvez para outro dia.

4 comentários:

MR disse...

Gosto destes doces todos, exceto da torta de coco da Namur e houve uma época que eu frequentava muito a Namur. O bolo de bolacha tem de saber muito, muito, a café. E o salame de chocolate é sem açúcar.
O croissant da BN é da Aloma, passe a publicidade.
Bom domingo!

Margarida Elias disse...

O bolo de bolacha da minha avó sabia muito a café. Quanto ao salame só gostei verdadeiramente desse do liceu, dos outros não gosto. Bom Domingo!

APS disse...

Sou mais de doces de colher, embora não desdenhe um mero Caracol bem confeccionado ("Tartine", na rua Serpa Pinto, ao Chiado), umas "Clarinhas de Fão" e as especialíssimas mini-Tortas, da Pastelaria Clarinha, de Guimarães.
Quanto aos de colher (e garfo) o meu favorito é o Toucinho do Céu, os "Mexidos Vimaranenses", que a HMJ faz, pelo Natal, a "Mousse de Chocolate", dela também, e as preciosidades alentejanas de que falei..:-)
Um bom Domingo.

Margarida Elias disse...

APS - Eu gosto de mousse de chocolate ou de caramelo, mas quando são bem feitas. De colher gosto muito de leite creme com açúcar queimado no momento (também quando é bem feito). E acrescento o mollotoff (igualmente quando bem feito). Como gosto muito de caramelo (do género do dos pirolitos), comi uma vez um molotoff maravilhoso com esse tipo de caramelo por cima, que me ficou na memória... Bom Domingo!