terça-feira, 27 de agosto de 2019

De um passeio a Pombal

Esta cidade não conhecia e gostei bastante, sobretudo do castelo, até porque gosto muito de castelos. De acordo com a Wikipédia, o castelo é originalmente do século XII (entre 1159 e 1171), estando entre os castelos mandados construir por Gualdim Pais.
-





 

Junto do castelo, fica um vestígio da Igreja de São Miguel.
-
Visitei também a Igreja Matriz de Pombal, dedicada a São Martinho (reedificada em 1520 e remodelada em 1816). O melhor desta igreja foi, para mim, o retábulo de meados do século XVI, atribuído ao atelier de João de Ruão.
-   
Visitei, por fim, o Museu de Arte Popular, que se encontra num edifício pombalino, que fora um celeiro, mandado construir em 1776 pelo Marquês de Pombal, para armazenar os cereais que vinham da Quinta da Gramela.
Para finalizar, por curiosidade. Acho que só tinha parado em Pombal numa estação de serviço que existia junto da Nacional 1, onde, se a memória não me falha, se comiam "sandes" de panado e umas bolachas em forma de grelha. Desta vez, calhei, por mera coincidência, no fim das Festas do Bodo.

3 comentários:

MR disse...

Há muitos anos que não vou a Pombal.
Havia um restaurante (não sei se ainda existe) junto a estação de serviço em que se comiam diversos tipos de salgados (pastéis de bacalhau, croquetes, rissóis, filetes, postas de bacalhau fritas...), acompanhados de arroz de tomate. Era ótimo. Quando eu ia para o norte, parava lá para almoçar. Ou no leitão da Mealhada. :)
Boa tarde!

Margarida Elias disse...

MR - Deve ser esse o restaurante onde ia... Bom dia!

Isabel disse...

Belas fotos!