sexta-feira, 29 de novembro de 2019

"Volta ao Mundo" de José de Guimarães

-
Está na Biblioteca Nacional a exposição "Volta ao Mundo, Obra Gráfica de José de Guimarães", de que gostei bastante, não só pela obra exposta, mas também pela forma como está disposta. Na imagem acima vê-se uma imagem do espaço expositivo, não perceptível para quem está dentro dele, mas por este esquema se percebe que estamos dentro de um gato (pelo menos, é o que eu vejo).
Nas palavras de Pedro Campos Costa (no folheto da exposição, de onde retirei algumas destas imagens): «O conceito da exposição é a viagem. Propõe-se que esta volta ao mundo seja feita através de uma arquitectura de experiências, de espaço e de cor. (...) Uma viagem sem destino» - seguindo a frase citada de Eduardo Lourenço: «Mais importante que o destino é a viagem». O espaço é constituído por quatro salas: Mundo Azul, Mundo Amarelo, Mundo Vermelho e Mundo Verde - de onde retirei o Rubens (2002), reproduzido em baixo. Achei uma exposição muito interessante, pelo complemento entre as obras do artista (incluindo as matrizes das gravuras), o espaço e ainda algumas peças de arte popular de outras paragens. Disse Pedro Campos Costa: «viaja-se num espaço físico construído para se poder viajar pelo mundo da imaginação». 
O conceito e design foi do atelier Campos Costa Arquitectos, sendo o comissariado científico de Raquel Henriques da Silva e José de Guimarães.

-

Sem comentários: