terça-feira, 26 de maio de 2020

Maio e a Sociedade Promotora das Belas Artes

Rafael Bordalo Pinheiro, «Maio», in Almanach das Artes e Letras, Ano 3, 1876.
-
Gosto muito de Almanaques, e outro dia descobri este, na Hemeroteca Digital, editado por Rangel de Lima e ilustrado por Bordalo Pinheiro. Achei piada ao mês de Maio se dedicar ao tema da exposição de Belas Artes, neste caso mostrando os artistas a entrar com os seus quadros. 
Nesta altura, seria certamente a exposição da Sociedade Promotora das Belas Artes, criada em 1861, com o fim de «excitar a emulação entre os artistas, propagar o conhecimento, facilitar a venda das suas obras por meio de exposições publicas annuaes, e protegel-os com a acquisição de objectos d’ arte expostos». O jornalista Francisco Rangel de Lima fora um dos sócios fundadores e Bordalo era nela filiado desde 1868.
-
Bibl. Vera Mariz, «As exposições da Sociedade Promotora das Belas-Artes em Portugal enquanto dinamizadoras do mercado de arte primário», Clara Moura Soares, Vera Mariz (eds.), Dinâmicas do Património Artístico: Circulação, Transformações e Diálogos, Lisboa, Artis - Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2018.

2 comentários:

MR disse...

Também gosto de almanaques. Hei de tentar ler o artigo da Vera Mariz.
Bom dia!

Margarida Elias disse...

MR - Bom dia!