sexta-feira, 17 de julho de 2020

Coincidências

Falcão Trigoso, Baía de Lagos (1916 © Mutualart)
-
Ontem, encontrei esta frase, numa carta de Carlos Reis, de 1939:
«Tive carta do Trigoso, do Algarve, aonde trabalha constantemente de há 8 dias para cá, com grande entusiasmo, e descreve o bucolismo da região, como neto que é do poeta João de Lemos».
Achei piada, porque ontem o Arpose colocou um poema de João de Lemos, que é o seguinte:

8 comentários:

APS disse...

Anoto, agradecendo a gentileza.
Gosto muito de Lagos e da sua Baía.
Um bom fim-de-semana.

Margarida Elias disse...

APS - Ainda bem que gostou! Espero que não se tenha zangado com o furto da fotografia do poema. Não fazia ideia que Falcão Trigoso fosse neto de João de Lemos. Já não vou a Lagos (e ao Algarve) há muitos anos. Bom dia!

MR disse...

Eu também não fazia ideia de que Falcão Trigoso fosse neto de João de Lemos. Assim, tudo se vai conjugando: João de Lemos vivia no Campo Grande e Falcão Trigoso em Entrecampos... Teria sido na mesma quinta? Tenho de averiguar. :)
Bom dia!

APS disse...

Comigo, Margarida, esteja sempre à vontade..:-)
Também eu não sabia do parentesco entre os 2.
Uma boa tarde.

Margarida Elias disse...

APS - Ainda bem que não se importou! Bom dia!

MR - Seria interessante averiguar. Em 1928, ele morava na Rua de Entre Campos, 42. Mas antes poderá ter sido na mesma quinta. Bom dia!

Isabel disse...

O poema é muito giro! "Amor com amor se paga", pois então!

Também já não vou ao Algarve há uns anos e tenho saudades de nadar naquelas águas calmas (quase sempre...). Na verdade, tenho saudades de nadar em qualquer mar ou lago ou rio, pois é coisa que não faço há uns três anos. Também não vai ser este ano:(

Beijinhos e uma boa semana:))

Margarida Elias disse...

Isabel - Também só tenho nadado (e pouco) em piscinas. Beijinhos!

MR disse...

Margarida,
Essa morada de Falcão Trigoso eu conheço. Será que essa casa seria na casa do Campo Grande de João de Lemos? Falcão Trigoso tem uns belos quadros de campos em Entrecampos e da inauguração da estátua da Guerra Peninsular, que se encontram no Museu da Cidade (Palácio Pimenta).
Bj.