segunda-feira, 6 de julho de 2020

Um texto meu sobre um quadro de Carlos Reis

Do Museu Municipal Carlos Reis pediram-me para escrever um texto sobre uma pintura, à minha escolha, de Carlos Reis. Aqui vai o resultado:

Carlos Reis, Saúde aos Noivos (1930)

Apresenta-se um ambiente rural, com uma família em torno de uma mesa, onde o avô faz um brinde aos noivos. Estes encontram-se lado a lado, sendo que o noivo se levanta para receber o brinde. O noivo e o avô, o primeiro de frente, o segundo de pé e ligeiramente de costas, constroem a narrativa que dá o título ao quadro. Cada personagem assume a sua individualidade, sobressaindo igualmente a avó, uma criança que come fruta e um homem que olha para o espectador, enquanto fuma. Há ainda outra personagem, à direita, cuja presença é apenas apontada pela mão com um copo em gesto de brinde, confirmando a sensação de instantâneo. Sobressai o naturalismo dos gestos e o realismo da representação, sendo as tonalidades escuras do interior contrastadas pelas mais claras, realçando os brancos dos cabelos dos avós e da toalha sobre a mesa. Exposto em 1931, o quadro foi muito elogiado pela crítica e vendido no final do ano. A propósito da venda, Carlos Reis dizia ao filho (numa carta de 25 de Novembro): «eu irei cantando como puder os encantos da vida simples e sã do nosso bom povo aldeão».

2 comentários:

APS disse...

Gostei do seu texto.
E tenho pena de não conhecer o Museu.
Uma boa semana

MR disse...

Boa apreciação do quadro.
Tenho de ir visitar este museu.
Boa semana!