terça-feira, 20 de outubro de 2020

Sobre estes dias


Gosciny e Uderzo, Asterix, Le Devin (1972)

5 comentários:

MR disse...

😊 para o post; 😪 para o tempo.
Boa tarde!

Mariana disse...

Concordo absolutamente! Não tenho dúvidas que mesmo para miúdos que têem problemas não diagnosticados, mas que os levam a não conseguir estar em saulas de aula cheias de barulho, que eles teriam muito mais êxito escolar se lhes fosse permitido estudar em casa e só irem à escola para os exames, por exemplo.

Margarida Elias disse...

Mariana - Entretanto apaguei o texto (porque desisti de entrar em potenciais polémicas). Mas continuo a pensar o que escrevi: com ou sem Covid, sempre que se pudesse trabalhar/estudar em casa era o que era melhor para as pessoas e o planeta. Que o trabalho deve ser por objectivos e não por carga horária. Que as pessoas deviam sociabilizar em situações em que essa sociabilização é positiva - não acredito que os miúdos com máscaras e (teoricamente) com distanciamento social, sociabilizem normalmente. E as aulas de Educação Visual ou Física, uma ou duas vezes por semana, seriam suficientes para esse tipo de sociabilização. Mas acho que 99% das pessoas gosta deste novo normal - eu não gostava nem do antigo, quanto mais deste... Bom dia!

MR - É verdade!!! Bom dia!

Isabel disse...

Falta o texto de que falam...

A escola, duma maneira geral, e falo da primária, tem uma carga horária excessiva e com os complementos disto e daquilo, os miúdos passam os dias na escola e só vão para casa à noite (literalmente, no Inverno).
Há soluções? Há! Mas o governo quer lá saber do bem das pessoas? Quer é encher os bolsos!

Nunca percebi porque é que os políticos têm tantos privilégios. Não é uma profissão escolhida por eles? Têm opção: não vão!

Enfim...

Beijinhos:))

Margarida Elias disse...

Olá Isabel! Eu não uso muito o blogue para desabafos, mas escrevi um e depois decidi apagá-lo. Eu acho também que a carga horária é excessiva, somando aos trabalhos de casa. O meu filho tem 28 horas de aulas por semana, mais trabalhos de casa e estudo para os testes. Há dias que entra às 10 e sai às 18:30 (55 m para almoço) e nem por isso os professores deixam de fazer testes ou pedir TPC para o dia seguinte. Não concordo (com ou sem pandemia), mesmo sendo 10.º ano. E muito menos para os miúdos da primária, que por vezes estão mais tempo na escola do que em casa. A razão disto parece-me ser económica: manter os miúdos na escola, para os pais estarem a trabalhar. O pior é que os pais e os miúdos chegam cansados a casa e sem paciência para nada... Isto para não falar no montão de actividades extracurriculares que eles têm; os pais terem que cozinhar e arrumar a casa; por vezes os pais também terem de trabalhar em casa, etc. Julgo que é uma sociedade injusta e que com a pandemia ficou pior. Ninguém tem culpa da pandemia, mas podia aproveitar-se a circunstância para tentar perceber os erros e construir um futuro melhor. Até porque é provável que venham outras pandemias, porque estou convicta que esta resultou da sobrepopulação, da devastação de florestas virgens, da globalização e da pobreza. A curto prazo, pelo menos, escusava-se de fingir normalidade e exigir aos miúdos que aguentem horários exigentes, professores exigentes e de máscara na cara, a arriscar apanhar uma doença bastante infecciosa. Enfim... Não gosto muito destes desabafos porque me sinto sempre muito sozinha neles. Bom dia!