terça-feira, 6 de outubro de 2020

Uma imagem de Lisboa no início do século XIX

Nicolas Louis Albert Delerive, A Praça da Alegria (primitiva feira da ladra) (1809-1818, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa)
-
Esta pintura de Nicolas Delerive (1755-1818) foi publicada na página do Facebook, do Museu Nacional de Arte Antiga, em 6 de Junho deste ano, e achei-a muito interessante. O que me chamou a atenção foi sobretudo a evolução deste espaço, que hoje está irreconhecível comparativamente com esta imagem. Diz o MNAA que esta tela foi uma das várias pinturas que Delerive «realizou sobre locais e episódios do quotidiano lisboeta, desde que chegou a Portugal, em 1792». Refere também que retrata a Feira da Ladra nas antigas hortas de Valverde, após o terramoto de Lisboa de 1755, acrescentando que a Feira se realizou nesse local até 1823. 
Achei ainda interessante que esta pintura tivesse sido adquirida por Eduardo Hofacker de Moser (1894-1968), em 1931. Desde 2010 que me tenho cruzado com este personagem, que foi o 3.º Conde de Moser. Trabalhando como decorador, entre 1947 e 1953, sob a direcção de Ricardo do Espírito Santo Silva, integrou o grupo que realizou o projecto de transformação do Palácio dos Viscondes de Azurara em Museu de Artes Decorativas Portuguesas (FRESS), onde trabalhou com Raul Lino e Guilherme Possollo (director-delegado da FRESS).
-
Sobre o pintor Nicolas Delerive e Lisboa, ver, por exemplo: Eventualmente Lisboa e o Tejo, 13 de Dezembro de 2016.

2 comentários:

MR disse...

Gosto muito desta pintura. Conheci-a por andei interessada nas feiras de Lisboa.
Boa semana!

Margarida Elias disse...

É uma pintura muito interessante, para mim sobretudo pelos edifícios e as quintas ou hortas. Bom dia!