terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Apresentação de Jesus no Templo

Mestres do Retábulo de São Bento (Gregório Lopes e Jorge Leal), Apresentação do Menino no Templo (1520-1525, Museu Nacional de Arte Antiga)
-
«A Lei de Moisés prescrevia a consagração a Deus dos filhos primogénitos do homem ou dos animais domésticos. O filho não era sacrificado, mas resgatado pelo sacrifício de um par de rolas ou de dois pombinhos (Ex. 13,2; Lv 1-14). Os pais de Jesus sujeitaram-se à Lei ao apresentarem-se no Templo. O velho Simeão anunciou que Jesus seria a salvação de Israel (Lc 2,22-35).
Icon. Em geral, o grupo representado compreende Maria, José, Jesus, o velho Simeão e algum outro personagem (...)».
De notar que, nesta pintura, figura também a profetisa Ana que «apareceu naquele momento e começou também a louvar a Deus. E falava do menino a todos os que esperavam que Deus salvasse Jerusalém».
Nota final: esta pintura já esteve no blogue, a propósito desta festividade, em 2017 - «Para o Dia de Nossa Senhora da Luz».
-
Bibl.: Danielle Fouilloux, Anne Langlois, Alice Le Moigné, François Spiess, Madeleine Thibault, Renée Trébuchon, Dicionário da Bíblia, Editora Planeta DeAgostini, 2004, p. 44.

Sem comentários: