terça-feira, 20 de abril de 2021

"La prose du Transsibérien et de la Petite Jehanne de France"

 

Sonia Delaunay, La prose du Transsibérien et de la Petite Jehanne de France (1913, Museum of Modern Art (MoMA), Nova Iorque)

-

-
Descobri há pouco tempo esta obra de que gostei bastante. Trata-se de uma colaboração entre Sonia Delaunay e o poeta Blaise Cendrars (Frédéric Sauser), que resultou num livro que é uma longa folha (de 2 metros) que se abre, como um acordeão ou um mapa, com 22 painéis, tendo, do lado esquerdo as ilustrações de Delaunay e, do lado direito, o poema de Cendrars. O poema narra uma viagem na linha trans-siberiana, num comboio que viaja entre Moscovo e Paris. As ilustrações, em aguarela, são predominantemente abstractas, com excepção da Torre Eiffel e da Grande Roue de Paris. Foi realizado em Paris, em 1913, publicado pelas Éditions des Hommes Nouveaux. Só foram publicadas 60 cópias, muito embora inicialmente se pensassem publicar 150, que teriam, em conjunto, a mesma altura da Torre Eiffel. A obra é um exemplo do ‘simultaneísmo’ desenvolvido pelo casal Delaunay, visto que une texto e imagem.
-
Cf. Philomena Epps, «Prose on the Trans-Siberian Railway and of Little Jehanne of France», Março de 2016, in Tate ⟮https://www.tate.org.uk/art/artworks/delaunay-prose-on-the-trans-siberian-railway-and-of-little-jehanne-of-france-p07355⟯. Cf. também: https://www.moma.org/collection/works/273447.

2 comentários:

MR disse...

Não sabia que «A prosa do transiberiano» de Cendrars tinha saído numa pintura de Sonia Delaunay. Mas que obra mais linda!
Bom dia!

Margarida Elias disse...

MR - Pelo que li, deve ser uma maravilha. Bom dia!