sexta-feira, 2 de abril de 2021

Sexta-feira Santa

James Tissot, Crucifixion, seen from the Cross (c. 1890, Brooklyn Museum, Nova Iorque)
-
A propósito deste dia, deixo aqui algumas Crucificações da Arte Contemporânea, que descobri no WikiArt. Estava a fazer uma pesquisa e deparei-me com elas, deixando-me intrigada pela maneira como o tema foi tratado pelos artistas dos últimos cento e cinquenta anos (sensivelmente).
Devo assumir que nunca lidei bem com a morte e por isso raramente ela surge no blogue, muito embora uma das minhas obras preferidas de toda a História da Arte seja a Deposição de Rogier van der Weyden (1435). Só enfrento o tema quando não consigo contorná-lo, razão também porque entre as Crucificações contemporâneas só olhara com mais atenção para a de Columbano, uma vez que este pintor era o assunto das minhas teses de Mestrado e de Doutoramento. Mas, e apesar de tudo, aqui ficam outras, que achei interessantes, organizadas por ordem cronológica, sendo que escolhi apenas algumas entre cerca de 1890 e 1938.
-
Odilon Redon, The Crucifixion (1904, Barber Institute of Fine Arts, Birmingham)
-
Franz Stuck, Crucifixion (1913)
-
Max Ernst, Crucifixion (1913, Wallraf-Richartz Museum, Colónia)
-
Pablo Picasso, La crucifixion (1930, Musée Picasso, Paris)
-
Georges Rouault, Crucifixion (1937)
-
Marc Chagall, La crucifixion blanche (1938, Art Institute of Chicago, Chicago)

4 comentários:

APS disse...

Desconhecia-as quase todas e acho que fez uma interessante selecção. Pela minha parte, acrescentaria a de Mattias Grünewald, que sempre me impressionou.
Uma boa Páscoa!

Isabel disse...

Uma diversidade tão grande e todos diferentes do tradicional.

Beijinhos e uma boa Páscoa para si e toda a sua família:))

MR disse...

Gostei deste post. A «Deposição» de Rogier van der Weyden é um quadro maravilhoso.
Apesar de estar aqui representado Chagall, que é um dos meus pintores, e apesar de o Simbolismo não ser a minha 'praia' (nem na pintura, nem na literatura), a crucificação de Odilon Redon é um belíssimo quadro.
Boa Páscoa!

Margarida Elias disse...

APS - Também aprecio muito o de Grünewald. Boa tarde!

Isabel - Obrigada! Boa tarde!

MR - Eu gosto muito de Redon, cada vez mais. Do Simbolismo em geral, depende dos casos. Boa tarde!