sábado, 5 de junho de 2021

«Ceci est le couleur de mes rêves»

 
Joan Miró, Photo: Ceci est le couleur de mes rêves (1925, The MET, Nova Iorque)
-
Outro dia, ao meditar sobre a arte minimalista, de que eu gosto bastante, pensei que até gostaria de uma pintura que fosse uma tela pintada de azul*, o que me fez lembrar a cor do céu azul meridional (nomeadamente português). E depois lembrei-me desta pintura de Miró. Será que era do céu de Espanha que ele falava em «le couleur de mes rêves»?**. E lembrei-me do início do famoso poema de Alexandre O'Neil***: «Se uma gaivota viesse / Trazer-me o céu de lisboa (...)».


Rematando, aqui fica uma fotografia do «céu azul de Lisboa», tirada por mim hoje, às 10 da manhã, voltando-me para Oeste. Gosto muito deste azul e talvez seja «le couleur de mes rêves», também.
-
* Como de Yves Klein.
** Curiosamente há uma obra de Klein parecida (link). E Miró vivia em Paris nesta altura.
*** Lembrei-me dele porque o ouvi recentemente numa aula (online) de Português, da minha filha.

4 comentários:

MR disse...

Gosto muito de azul (como a maioria dos portugueses) e de Miró.
Como canta Tim Maia: «Ver na vida algum motivo pra sonhar / Ter um sonho todo azul / Azul da cor do mar».
Bom domingo com um céu todo azul, por aqui um pouco mais claro que o da sua foto de ontem.

Margarida Elias disse...

MR - Ficou assim escuro na fotografia :-D Boa tarde!

Isabel disse...

bonito!
Também é a minha cor!

Beijinhos:))

Margarida Elias disse...

Isabel - Eu gosto de muitas cores, o azul é uma delas. Bom dia!