quarta-feira, 23 de março de 2022

Ainda Sintra: Villa Roma

Fotografia do blogue Rio das Maçãs, 12 de Abril de 2009.
-
VILLA ROMA, São Martinho

«Entre estas várias residências, todas um pouco o espelho dos seus donos, a Villa Roma, situada entre as Quintas do Relógio e da Regaleira, posteriores a ela, merece uma atenção particular. Habitação confortável e prática, a sua planta rectangular é simples e a sua fachada sóbria. Mansão original difere do estilo tradicional pelo seu reboco vermelho e branco, imitando tijolo, e pelo seu elegante pórtico saliente, suportado por quatro colunas dóricas.
As reminiscências inglesas desta casa não surpreendem, uma vez que sabemos que ela foi construída por volta de 1855 por Carlos Morato Roma, educado além-Mancha, antes de s ter tornado economicista e homem político liberal, gozando de grande notoriedade... um verdadeiro visionário, ao preconizar os Estados Unidos da Europa.
A memória de uma das suas quatro filhas, Paulina, está ainda presente num belíssimo auto-retrato pintado no estilo do mestre Tomás da Anunciação. Estas meninas pintaram e ornaram os próprios motivos floridos que ainda existem, as cercaduras de alguns espelhos da casa, como indica nas suas memórias um dos netos do fundador, Carlos Roma Machado de Faria e Maia. Além disto ele conta-nos que "nesta época tinha vindo do estrangeiro um pintor e estucador célebre, encarregado de restaurar as salas do palácio da família Marialva em Sintra e a quem o meu avô encomendou o projecto da casa, que desejava construir (...). Este pintor e estucador encarregou-se das pinturas da casa de jantar da Villa Roma, dos estuques da sala de entrada e do salão".
Com efeito, encontramos estas cercaduras pintadas a fresco, sendo as mais interessantes talvez as da salinha onde delicadas grinaldas, florões e folhas de acanto se harmonizam com móveis ingleses da mesma época (...)».
-
Anne de Stoop, «Algumas Casas Românticas em Sintra», in Romantismo, Sintra nos Itinerários de um Movimento, Sintra, Instituto de Sintra, 1988, p. 227-228.

3 comentários:

MR disse...

Já consultei e li este livro. E gostei.
Nesta casa morou (não sei se ainda mora) Maria Roma, pseud. de uma escritora.
Bom dia!

Margarida Elias disse...

MR - Acho que gostaria de fazer um passeio pelas casas de Sintra, mesmo que só as visse por fora. Julgo que esta casa era dos Freitas do Amaral, a dada altura. Não sei se ainda é. Bom dia!

MR disse...

Sim, e a mulher dele é a Maria Roma.
Bom dia!