Pintura de Artur Loureiro, Paisagem [Auvers-sur-Oise] (1883, Museu do Chiado, Lisboa).
Pintura de Marques de Oliveira, Silva Porto pintando (Casa-Museu Fernando de Castro).
---
As tintas em tubo surgiram no início do século XIX, mas a pintura sur-le-motif teve uma longa evolução. Inicialmente os artistas faziam apenas estudos, completando depois o quadro no atelier. O iniciador da nova técnica foi Monet, com o quadro Mulheres no Jardim (1867), o primeiro pintado «completamente à vista e ao natural».
---
Bibliografia: Laurence Madeline (2000).
2 comentários:
Que interessante terminarem o quadro sem a natureza viva. Pintavam de memória? Ou o esboço deixava antever o final?
O museu que visitei foi o Museu Maçónico, nunca tinha lá ido, era uma lacuna na minha profissão.
:)
Segundo o que li, devia ser de memória e com base nos esboços.
O que explica as cores vivas e o imediatismo dos quadros impressionistas comparando com as cores mais escuras e estudadas dos artistas anteriores (julgo eu).
Bjs!
Enviar um comentário