sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Convento do Varatojo I


O Convento do Varatojo é uma das edificações mais interessantes de Torres Vedras. 
Este convento foi erigido por ordem de D. Afonso V, em cumprimento de um voto que fizera a Santo António para auxiliá-lo nas conquistas do norte de África. O próprio rei veio, com os fidalgos da sua real Câmara e grande acompanhamento de clero, nobreza e povo, desde a vila de Torres, lançar a primeira pedra em Fevereiro de 1470. Passados apenas quatro anos, em Outubro de 1474, o convento foi inaugurado, entrando  14 religiosos, vindos do convento de S. Francisco da Vila de Alenquer.
O fundador, D. Afonso V foi o décimo terceiro rei de Portugal, filho de D. Duarte e de D. Leonor de Aragão. O seu reinado ficou ligado à conquista do Norte de África, desde Alcácer Ceguer (1458), Tanger (1460, 1462, 1464), Arzila (1471) e Larache, juntando ao título de «rei de Portugal e dos Algarves» o de «aquém e além-mar em Africa». 
No convento do Varatojo, a sua divisa, um rodízio de tirar agua, encontra-se inscrito tanto num baixo relevo da entrada no convento, como na decoração do tecto do claustro, com um entrelaçado formado por um cordão franciscano, criando losangos que emolduram um rodízio.
---
Informação retirada do site Convento de Santo António de Varatojo e do site O Portal da História
Como D. Afonso V está ligado às Tapeçarias de Pastrana, vide também o Prosimetron de 21 de Julho e 2 de Setembro de 2010, bem como o site do Museu Nacional de Arte Antiga sobre a exposição A Invenção da Glória. D. Afonso V e as Tapeçarias de Pastrana.

4 comentários:

ana disse...

Margarida,
Muito obrigada por este post. Não conheço o convento do Varatojo mas interessa-me.
A divisa de D. Afonso V é muito interessante!
Parabéns.

Margarida Elias disse...

Muito obrigada Ana. Por acaso fiquei curiosa sobre este assunto da divisa e quero ver se pesquiso o assunto nos tempos livres.
Bjs!

Presépio no Canal disse...

Nunca la fui, mas depois destas fotos tao bonitas e relaxantes, ha que visitar ;-)

Margarida Elias disse...

Vale mesmo a pena a visita. Ainda lá vivem frades franciscanos e vendem um xarope de Aloe Vera que dizem que faz bem.