Peter Alexandrovich Nilus, Autumn (1893, in The Glory of Russian Painting).
-
Columbano Bordalo Pinheiro, Figura feminina sentada (c. 1880, Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, in MatrizPix).
-
Emília Mattos (c. 1890, in Três Gerações).
-
Apesar de serem diferentes, estas pinturas têm algo que as aproxima. No primeiro quadro temos duas senhoras sentadas junto de um rio (ou mar), no Outono, uma observando a paisagem e a outra talvez a ler. No segundo caso, estamos talvez num interior e vemos uma senhora de vermelho a pintar ou bordar (Maria Augusta Bordalo Pinheiro? Berta Ortigão Ramos?). No terceiro caso está uma senhora junto de um rio, certamente a pintar, também vestida de vermelho. O que liga estas pinturas? Sobretudo a pose das figuras femininas, quase de costas para o espectador, deixando apenas adivinhar um pouco do seu perfil. Essa ligeira semelhança intriga-me, até porque estas obras estão próximas quer em termos temporais, quer estilísticos. Pode ser apenas coincidência, mas penso que há um paralelo, proveniente de uma fonte comum. Quem sabe, talvez a tela de Corot (L'atelier de Corot), de c. de 1873, que está no Museu do Louvre, em Paris (imagem in Web Gallery of Art). Ou será que apenas foi o acaso que fez com que estes artistas chegassem a um resultado parecido, apenas por motivações pessoais? Sei que essa hipótese também é possível. Escreveu Simon Van Booy: «Coincidences mean you're on the right path» (Good Reads).
2 comentários:
Muito bonita esta postagem.
Gostei muito, Margarida!
Beijinho. :)
Obrigada Ana! Bjs!
Enviar um comentário