D. Carlos de Bragança, Castelo dos Mouros e Penha Verde vistos da Piedade (1885, Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado)
-
«À esquerda continua a ver-se a mata da Pena e lá no alto, entre as nuvens, o castelo edificado pelos mouros com a sua grande torre quadrada e outras mais pequenas. Tudo aqui é de uma beleza endémica. Veio-me ao pensamento a gramática latina de Baden por onde aprendi nos meus tempos de rapaz e onde se lia: "Tempe é um belo vale na Tessália" e penso agora se Tempe poderia oferecer algo mais belo do que Sintra.»
-
Hans Christian Andersen, Uma visita a Portugal, in Portugal na Pintura, Viagens na Nossa Terra, p. 77.
5 comentários:
Não sabia que H.C.A. tinha estado em Sintra.
Também sinto saudades de lá voltar.
Será da próxima? ;-)
Beijinho!
Sintra é tão bonita que faz qualquer um ter saudades. Este desenho de D. Carlos é tão lindo. :)) Estranho estar no Museu do Chiado e não no Palácio da Ajuda.
Beijinho. :))
Sandra - Também não sabia que ele lá tinha estado e gostava de ler o livro dele sobre Portugal.
Quanto a ir a Sintra, é sempre uma bela hipótese.
Beijinhos!
Ana - Não sei como o desenho foi ter ao Chiado - não li o historial da aquisição. Gosto muito da faceta de D. Carlos como artista. Beijinhos!
Em tempo e despropósito:
talvez lhe possa interessar ver "Estudo para rapaz com trajo de fantasia", atribuído a Columbano por Reys Santos, que terá dado origem ao "Rapaz com trajo de fantasia" que está no Museu do Chiado. É o lote 193 do leilão do P. do Correio Velho, de que falei no Arpose, a propósito de Pomar.
Boa tarde!
Vou ver. Obrigada e Bom Sábado!
Enviar um comentário