sexta-feira, 20 de julho de 2018

«Barcarolla»

Rafael Bordalo Pinheiro, Jarra Barcarolla (1899, MRBP)
-
Esta Jarra tem a dedicatória: "A D. Elisa Baptista de Sousa 29 de Outubro de 1899", sendo que D. Elisa era pianista e compositora, amiga do artista.
Achei muita graça a esta peça na exposição do Museu Rafael Bordalo Pinheiro, sobretudo pela referência à Barcarolla. Estando eu longe de ser especialista em música, associei este título ao tema da ópera de Offenbach, Les contes d'Hoffmann (existe também uma música com o mesmo título de Chopin). Não tenho agora oportunidade para procurar a história desta ópera em Portugal, mas sempre tive uma grande simpatia por ela - não só por razões estéticas, mas também porque me faz lembrar Paul Klee (um dos meus pintores preferidos), que gostava muito de música e esta era uma das sua óperas preferidas.
-

5 comentários:

MR disse...

Tenho de ir ver a expo no MRBP.
Bom dia!

Isabel disse...

Esta música é uma bonita. E lembrei-me de uns discos que a minha irmã tinha quando os meus sobrinhos eram pequenos: músicas clássicas com letras infantis. Esta era a canção da Joana (tenho uma sobrinha chamada Joana). Os discos eram da Ana Faria. Não sei se ainda existem em CD. Eram muito giros:)

Bom dia e um bom fim-de-semana:)

Rui Luís Lima disse...

Temos andado para ir ao Museu Rafael Bordalo Pinheiro, que ainda não conhecemos e vamos adiando, mas certamente será muito em breve.
Muito boa tarde!

Margarida Elias disse...

MR - Está muito boa. Boa tarde!

Isabel - Não conheço o disco, mas deve ter piada. Boa tarde!

Mister Vertigo - É um bom passeio :-) Boa tarde!

Presépio no Canal disse...

Linda jarra!