Vaso em forma de leitão ou de ouriço, Irão (3300-3100 a.C., Museu do Louvre, Paris)
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«Mais maleável que o mármore, também foi utilizado na execução de colunas e de lajes de revestimento no Egipto, em Creta, bem como pelos etruscos. Os romanos usaram-no, também, na escultura, devido aos efeitos realistas originados pela sua policromia. Durante a Idade Média foi muito difundido em Inglaterra (...). No século XV, a escultura em alabastro atinge altos níveis expressivos (...). Este mineral ainda hoje é utilizado para criar objectos ornamentais preciosos» - in Dicionário de Termos Artísticos e Arquitectónicos, Público, 2006, p. 17.
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Pulseira, Região Tebana (?) (Império Antigo?, Museu Nacional de Arqueologia, Lisboa)
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«Pedra semelhante ao mármore branco, macia e translúcida, susceptível de receber um belo polimento (...).
Alabastrite - espécie de gesso, semelhante ao alabastro, empregado no fabrico de vasos e estatuetas», Tesouros Artísticos de Portugal, p. 646.
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Santa Catarina de Alexandra, Alabastro de Nottingham (1380-1420, Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra)
2 comentários:
Como é um material translúcido, o alabastro aplicado à escultura e às artes decorativas, produz sempre um efeito fascinante em termos de luz.
Bjos e boa semana
LuisY - Gosto muito deste material, porque transmite muita delicadeza às obras. Bjos e boa semana!
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