quarta-feira, 12 de maio de 2021

Das flores de laranjeira aos nenúfares

-
Madrigal

«Du Palais d’émeraude où la riche Nature
M’a fait naistre, & régner avecque majesté,
Je viens pour adorer la divine Beauté
Dont le Soleil n’est rien qu’une faible peinture (...)»
-
Ontem, andando a pesquisar quando florescem as laranjeiras, porque sinceramente nunca tinha prestado grande atenção, concluí (talvez erradamente) que florescem no final do Inverno ou início da Primavera - por volta do mês de Março. Descobri também que há vários tipos de laranjeiras, sendo que as amargas existem há mais tempo na Europa e as doces vieram da Ásia e Norte de África - assumo que não desenvolvi a investigação, por falta de tempo. 
Contudo, chamou-me a atenção o facto de, segundo li, as laranjeiras se darem mal com o frio e, nos países onde os invernos são rigorosos, serem colocadas em vasos, dentro de estufas, estufas essas que (em francês) têm o nome de "orangeries". Lembrei-me logo do Museu de Orangerie de Paris que (e isso descobri agora) era uma antiga estufa. Diz na Wikipédia:

«Construit en 1852, sur les plans de l’architecte Firmin Bourgeois, pour y abriter les orangers du jardin des Tuileries, le bâtiment actuel est achevé par son successeur, Louis Visconti. Le bâtiment sert alors à accueillir les orangers du jardin des Tuileries pendant l'hiver; ils étaient jusqu'alors abrités dans la galerie basse du palais du Louvre en cette saison.»

Nunca lá fui, porque estava fechado quando estive em Paris. Talvez um dia lá entre e veja finalmente Les Nympéas de Claude Monet, que aqui ficam em visita virtual.
-

2 comentários:

MR disse...

Para mim as laranjas são uma fruta de Inverno e tendo ido ver ao meu «calendário das frutas» - 😊😉 - conferi que o tempo delas é entre outubro e maio.
Há umas laranjas chamadas de São João (de Julho) que são extremamente doces, chegam a ser enjoativas.
Gostei deste post e quando for a Paris espero que o Museu da Orangerie esteja aberto porque os «nenúfares» são uma beleza e estão muitíssimo bem expostos.
Bom dia!

Margarida Elias disse...

MR - Sinceramente tenho visto laranjas o ano todo e já me perdi sobre qual a sua época exacta. Sei que em Lisboa há muitas laranjeiras que florescem algures no fim do Inverno (?) e que cheiram muito bem. E gosto de laranjas doces, confesso :-D
Tenho que voltar a Paris, a ver se nessa vez (hipotética) tenho sorte. Bom dia!