quarta-feira, 19 de maio de 2021

Redescobertas (?)

Hieronymus Bosch, Painel central do Tríptico do Juízo Final (1482, Academia de Belas-Artes de Viena)
-
Ontem, no Joker (RTP 1) a última pergunta era sobre O Juízo Final de Bosch, de que eu já não me lembrava nada - o que me deixou frustrada, porque eu gosto de saber (quase) tudo sobre História da Arte, entre o que me interessa saber e o que consigo memorizar, especialmente quando são artistas que eu aprecio.
Acresce que, em contrapartida, eu sabia as respostas às perguntas de História. Valha-nos isso!
Aqui fica, por isso o Bosch, que era uma pergunta para 75 mil euros (que a concorrente poderia ter ganho. Foi azar).
Entretanto, como a ignorância, sobre temas de que gosto, me perturba, andei a pesquisar algumas coisas no Google, que achei curiosas. Primeiro, há várias obras do artista sobre o tema, uma delas em Bruges, que foi recentemente confirmada como sendo da autoria do pintor holandês. Segundo, as citações musicais no inferno de Bosch têm partituras e relacionam-se com torturas musicais (esta, deixou-me cheia de curiosidade, e um dia, quando puder, irei ler o artigo sobre o assunto de Grasiela Prado Duarte). Terceiro, existem também estudos de psicanálise (como a de Julio Wilson Fernandes), o que me lembrou que há cerca de 25 anos, na Faculdade, andavam umas alunas (de Sociologia?) a fazer um estudo entre os estudantes, tendo como base pinturas de Bosch e Bruegel, e nunca soube o resultado desse estudo.

Sem comentários: