Francesco Guardi, A Festa da Ascensão na Praça de São Marcos (c. 1775, Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa)
-
Hoje comemora-se o dia da Ascensão que, segundo li na internet, foi feriado nacional até 1952. De acordo com o mesmo artigo («Dia da Espiga - a sua origem, história e significados»), era costume ir apanhar flores ao campo (como na fotografia em baixo) para formar o Ramo da Espiga.
Como o dia se manteve como feriado municipal em algumas localidades, as pessoas dessas localidades passaram a vender nas cidades os ramos que elas colhiam. Em 1917, ano da fotografia de Adelino Furtado, julgo que o Dia da Espiga terá calhado no dia 17 de Maio, mas não tenho a certeza.
-
Adelino Furtado, Parede, Dia de Espiga, Chuva a Cântaros (1917, Arquivo de Documentação Fotográfica / DGPC)
-
No mesmo ano dessa fotografia da Parede, em Fátima, dava-se a Aparição de Nossa Senhora, que levaria às peregrinações que ainda hoje ocorrem anualmente, como a da fotografia em baixo, datada de 1927, do fotógrafo Mário Novais.
Já nos anos 70, lembro-me que costumava ver, na televisão, as reportagens da noite de 12 para 13 de Maio, e acho que, em grande parte das vezes, estava a chover.
Mário Novais, Peregrinação a Fátima (1927, Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa)
3 comentários:
Bem lembrada, a quinta feira da ascensão de Cristo que é também o dia da espiga, de que hoje a maioria se esquece (eu, por exemplo). E que, por acaso, é treze de maio, data presente, não tanto por Fátima, mais por quem nela rezou faz hoje tanto ano, numa prenúncio de última ceia da sorte.
Obrigada pela lembrança.
Ontem, o Chiado estava cheia de vendedores de ramos de Espiga, com as inevitáveis e efémeras papoilas...
Em relação ao dia de hoje, vão os votos de bom aniversário para o "Memórias e Imagens", longa vida e vontade de o fazer!
Bom dia.
Bea - É verdade. Bom dia!
APS - Comprei o meu, contribuindo para a tradição :-) E muito obrigada pela lembrança do aniversário do blogue. Bom dia!
Enviar um comentário