quinta-feira, 13 de maio de 2021

De Veneza a Fátima, passando pela Parede

Francesco Guardi, A Festa da Ascensão na Praça de São Marcos (c. 1775, Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa)
-
Hoje comemora-se o dia da Ascensão que, segundo li na internet, foi feriado nacional até 1952. De acordo com o mesmo artigo («Dia da Espiga - a sua origem, história e significados»), era costume ir apanhar flores ao campo (como na fotografia em baixo) para formar o Ramo da Espiga. 
Como o dia se manteve como feriado municipal em algumas localidades, as pessoas dessas localidades passaram a vender nas cidades os ramos que elas colhiam. Em 1917, ano da fotografia de Adelino Furtado, julgo que o Dia da Espiga terá calhado no dia 17 de Maio, mas não tenho a certeza.
-
Adelino Furtado, Parede, Dia de Espiga, Chuva a Cântaros (1917, Arquivo de Documentação Fotográfica / DGPC)
-
No mesmo ano dessa fotografia da Parede, em Fátima, dava-se a Aparição de Nossa Senhora, que levaria às peregrinações que ainda hoje ocorrem anualmente, como a da fotografia em baixo, datada de 1927, do fotógrafo Mário Novais. 
Já nos anos 70, lembro-me que costumava ver, na televisão, as reportagens da noite de 12 para 13 de Maio, e acho que, em grande parte das vezes, estava a chover.

Mário Novais, Peregrinação a Fátima (1927, Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa)

3 comentários:

bea disse...

Bem lembrada, a quinta feira da ascensão de Cristo que é também o dia da espiga, de que hoje a maioria se esquece (eu, por exemplo). E que, por acaso, é treze de maio, data presente, não tanto por Fátima, mais por quem nela rezou faz hoje tanto ano, numa prenúncio de última ceia da sorte.
Obrigada pela lembrança.

APS disse...

Ontem, o Chiado estava cheia de vendedores de ramos de Espiga, com as inevitáveis e efémeras papoilas...
Em relação ao dia de hoje, vão os votos de bom aniversário para o "Memórias e Imagens", longa vida e vontade de o fazer!
Bom dia.

Margarida Elias disse...

Bea - É verdade. Bom dia!

APS - Comprei o meu, contribuindo para a tradição :-) E muito obrigada pela lembrança do aniversário do blogue. Bom dia!