quinta-feira, 6 de maio de 2021

Uma alegoria

Félix Bonfils, Jerusalém. Oliveira nos jardins de Getsemani. (c. 1855-1880, Arquivo de Documentação Fotográfica / DGPC)
-
«Certa vez as árvores reuniram-se para escolher um rei. Disseram para a oliveira: “Reina sobre nós.” A oliveira respondeu: “Para reinar sobre vós teria de deixar de produzir azeite, o qual é usado para honrar deuses e homens.”
Então as árvores disseram à figueira: “Sê tu o nosso rei!” Mas a figueira replicou: “Para reinar sobre vós não poderia produzir mais o meu doce fruto.”
Em seguida as árvores disseram à videira: “Tu é que vais ser o nosso rei.” Mas a videira respondeu: “Para reinar sobre vós não mais poderia dar o meu vinho, que faz os deuses e os homens felizes.”
Então as árvores disseram ao espinheiro: “Tu vais ser o nosso rei.” O espinheiro respondeu: “Se querem mesmo que eu seja vosso rei, venham todos para debaixo da minha sombra. Se não quiserem, sairá fogo dos meus ramos espinhosos e consumirá até os cedros do Líbano.”»
-
Juízes, 9, 8-19, in Bíblia.pt.

3 comentários:

MR disse...

Já estive no Monte das Oliveiras e espero poder voltar um dia a Israel.
Gostei desta alegoria.
Boa tarde!

APS disse...

Bonita!
Boa tarde.

Margarida Elias disse...

MR - Gostaria de ir a Israel. Boa tarde!

APS - Também achei. Gostei das imagens poéticas - e também da moral. Boa tarde!