segunda-feira, 23 de maio de 2022

Da censura

-
Fui, na semana passada, à Biblioteca Nacional, onde está uma exposição sobre livros censurados no Estado Novo. Dos que lá estavam, este foi o que mais me surpreendeu. O motivo:


8 comentários:

MR disse...

Depois destes cavernícolas, milhares de miúdos leram os Bichos. Felizmente!
Boa semana!

Margarida Elias disse...

MR - Nunca o li, mas depois desta avaliação fiquei com vontade de ler :-D Bom dia!

MR disse...

Pensei que a Margarida era da geração em que os Bichos eram de leitura obrigatória no ensino. Leu Os novos contos da montanha?
Eu li ambos, mas gosto mesmo é dos diários e de alguns poemas de M.T.
Boa noite!

Margarida Elias disse...

MR - Não tive nenhum livro de Miguel Torga como leitura obrigatória. Boa tarde!

Isabel disse...

É engraçado que quando eu andava no segundo ano do liceu, a professora de português mandou-nos comprar o livro. A minha mãe comprou-o e já o tinha em casa quando a propessora telefonou à minha mãe a dizer que afinal o livro não era próprio para eu ler (a mim e a todos os colegas da turma, claro!) e que o guardasse sem mo deixar ler. A minha mãe lá o guardou. Ainda hoje o tenho, forrado de plástico e creio que nunca cheguei a lê-lo. Não me lembro quem era a professora, mas isto aconteceu um ou dois anos antes do 25 de Abril.Na altura não liguei muito ao assunto.

Continuação de boa semana:))

Margarida Elias disse...

Isabel - :-) Bom fim de semana!

M disse...

Com efeito, dizer que os humildes são as principais vítimas das injustiças sociais, até parece impossivel... poucos escritores se podem gabar de terem recebido um "elogio" destes.

Margarida Elias disse...

M - Concordo consigo. Bom dia!