Já há uns bons anos que me intriga esta pintura, que, por acaso, encontrei de novo, há poucos dias, no Facebook. Por isso, decidi dedicar-lhe um post.
Samuel van Hoogstraten, Les Pantoufles (1654-62, Musée du Louvre, Paris).
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O tema é, aparentemente, muito simples, pois representa o interior de uma casa. Mas, quando olhamos melhor, não é assim tão simples.
Em primeiro plano, à direita, está uma porta aberta, que corresponde ao local onde está o observador, (talvez) prestes a entrar. Em segundo plano, está um espaço intermédio, onde se vê, do lado esquerdo, um pano e uma vassoura. Em terceiro plano, está um terceiro espaço intermédio, onde estão os chinelos que deram o nome ao quadro.
Em primeiro plano, à direita, está uma porta aberta, que corresponde ao local onde está o observador, (talvez) prestes a entrar. Em segundo plano, está um espaço intermédio, onde se vê, do lado esquerdo, um pano e uma vassoura. Em terceiro plano, está um terceiro espaço intermédio, onde estão os chinelos que deram o nome ao quadro.
Só no quarto plano, que se abre por uma porta que ainda tem a chave na fechadura, entramos realmente na casa. E aqui, começa verdadeiramente o enigma. Vemos uma mesa com uma colcha amarela e, ao seu lado, uma cadeira forrada com o mesmo tecido. Sobre essa cadeira está um quadro - e é certo que a "chave" do primeiro quadro está nesse segundo quadro, onde podemos ver uma rapariga de costas.
Na verdade, essa pintura faz lembrar outras três, uma de Caspar Netscher (Link) e duas de Gerard Ter Borch, uma das quais conhecida com o título The Paternal Admonition (1653-1655, Rijksmuseum Amsterdam - Link):
(detalhe - Link)
Na verdade, essa pintura faz lembrar outras três, uma de Caspar Netscher (Link) e duas de Gerard Ter Borch, uma das quais conhecida com o título The Paternal Admonition (1653-1655, Rijksmuseum Amsterdam - Link):
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Samuel van Hoogstraten (1627-1678) (Link) foi um artista holandês, discípulo de Rembrandt, cuja obra foi marcada pelo interesse em questões de perspectiva (Link). É autor de outras pinturas que considero curiosas e apelativas, como o caso desta que aqui também coloco, e que tem semelhanças formais com Les Pantoufles:
View of a Corridor (1662, National Trust, Dyrham Park - Link)
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No site do Louvre podemos ler um artigo de Guillaume Kazerouni sobre o quadro Les Pantoufles e que irei aqui resumir (fica o Link para o artigo na íntegra). Segundo esse texto, o quadro, inicialmente atribuído a Pieter de Hooch, faz alusão às ocupações da mulher galante, que está ausente e simbolizada pelos seus chinelos. Sem animação humana aparente, toda a atenção de Hoogstraten parece ter estado concentrada na construção rigorosa do espaço, criando um efeito de trompe-l'oeil: «fenêtre ou porte ouverte sur l'univers d'un autre siècle». Contudo, esta obra não se resume à ilusão espacial e ao jogo formal. Para lá das aparências, existe uma lição de moralidade. As pantufas abandonadas, situadas no centro da composição, insinuam que a mulher deixou as suas tarefas domésticas, para se dedicar a um encontro amoroso, o que é confirmado pelo quadro que alude a The Paternal Admonition de Netscher ou Ter Borch. De facto, a utilização de um tema banal para transmitir um conteúdo moral, era característica da pintura holandesa do séc. XVII. A pintura de Hoogstraten é uma condenação da vida das mulheres que esqueciam os deveres domésticos e morais.
Deixo, por fim, dois detalhes desta pintura, que acho interessantes. Um é o da vela apagada (símbolo de vanita) e do molho de três chaves, que indicam as três portas que foram abertas:
Deixo, por fim, dois detalhes desta pintura, que acho interessantes. Um é o da vela apagada (símbolo de vanita) e do molho de três chaves, que indicam as três portas que foram abertas:
(detalhe - Link)
O outro, é o dos azulejos no chão, junto da vassoura, que são típicos azulejos azuis e brancos holandeses do séc. XVII e que parecem também aludir à vida galante:
(detalhe - Link)
2 comentários:
Muito interessante este post. Reconheci logo os azulejos do chão. ;-)
Acho que vais gostar dos links abaixo:
http://www.museumvanloon.nl/
http://fr.wikipedia.org/wiki/Huis_De_Pinto
http://www.opsolder.nl/
Ainda só vi esta última. Talvez visite as outras ainda este Inverno.
Beijinho! :-)
Irei ver com calma os links. Muito obrigada pela dica! Gosto muito deste tipo de azulejos. Bjns!
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