«Painting is the silence of thought and the music of sight.»
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Guido Reni, Santa Cecilia (1606, Norton Simon Museum)
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Carlo Saraceni, Saint Cecilia and the Angel (c. 1610, Galleria Nazionale d'Arte Antica, Rome)
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Bernardo Strozzi, St Cecilia (1620-25, Nelson-Atkins Museum of Art, Kansas City)
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Antiveduto Grammatica, Santa Cecília (séc. XVII, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa)
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Nicolas Poussin, Sainte Cécile (1627-1628, Museo del Prado, Madrid)
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John William Waterhouse, Saint Cecilia (1895, The Montreal Museum of Fine Arts)
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NOTAS:
Vem este post a propósito de hoje ser o Dia de Santa Cecília. Aprecio bastante as pinturas com este tema e daí a minha escolha. Também me interesso sobre as relações entre a música (arte temporal e ligada ao sentido da audição) e a pintura (arte espacial e ligada à visão).
Mas, à medida que fui construindo o post fiquei com diversas questões por resolver, cuja pesquisa ficará para outra oportunidade. Entre elas, registo duas:
1ª. Porque é que há tantas representações de Santa Cecília na pintura do séc. XVII, sobretudo na Itália?
2ª. Há duas obras que parecem estar duplicadas: A de Strozzi que parece ter uma gémea, de 1625, na Galeria dos Uffizi (Link); a de Grammatica que tem a sua gémea no Kunsthistorisches Museum de Viena, datada de 1620-25 (Link). Serão réplicas dos próprios autores?
Mas, à medida que fui construindo o post fiquei com diversas questões por resolver, cuja pesquisa ficará para outra oportunidade. Entre elas, registo duas:
1ª. Porque é que há tantas representações de Santa Cecília na pintura do séc. XVII, sobretudo na Itália?
2ª. Há duas obras que parecem estar duplicadas: A de Strozzi que parece ter uma gémea, de 1625, na Galeria dos Uffizi (Link); a de Grammatica que tem a sua gémea no Kunsthistorisches Museum de Viena, datada de 1620-25 (Link). Serão réplicas dos próprios autores?
5 comentários:
Tanta beleza, Margarida!
Gosto muito deste tema também.
Grata pela partilha.
Beijinho. :))
Belas escolhas, Margarida! Gosto particularmente do segundo, do terceiro, do quinto e do último.
Beijinhos!
Obrigada Ana e Sandra. Beijinhos!
Olá Margarida. Só hoje descobri o seu blogue e venho responder à sua pergunta: "Porque há tantas representações de Santa Cecília na pintura do séculos XVII, sobretudo em Itália?" Bom, as representações de Santa Cecília são por toda a Europa nos séculos XVII e XVIII. Em Portugal contei mais de uma centena, só na pintura sobre madeira, tela e cobre. O principal motivo prende-se com a redescoberta do túmulo da Santa Cecília, em 1599, na igreja de Trastevere. Stefano Maderno esculpiu a imagem da santa tal como a viu aquando da abertura do seu túmulo. Abraço, Sónia Duarte (https://fcsh.academia.edu/S%C3%B3niaDaSilvaDuarte)
Sónia Duarte - Obrigadíssimo! Não fazia ideia nenhuma. Bom dia!
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