segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Análise da Arte

Maurice Denis, Les Muses (1893)
-
«Um quadro, uma escultura desencadeiam, graças à materialidade de que são feitos, “pensamentos” sobre o mundo, sobre as coisas, sobre os homens. Esses pensamentos, incapazes de serem formulados com conceitos e frases pela própria obra, provocam comentários, análises, discussões, que se alteram, ao infinito, conforme seja o analista, o universo cultural ao qual pertence, a geração da qual faz parte. O artista, ele próprio, pode propor uma análise de sua criação. Ele será, porém, rigorosamente, apenas mais um analista, como os outros o foram».
-
Jorge Coli, «Notas para uma distinção entre a noção de artista e de autor», in MAROTTA, Marcelo Hilsdorf (Coord.), IV Encontro de História da Arte. A arte e a história da arte entre a produção e a reflexão, São Paulo, UNICAMP, 2008. p. 186-189.
Citado por Raquel Aguilar de Araújo, in Telas que atravessam o Atlântico: pintura portuguesa no Rio de Janeiro e em São Paulo durante a Primeira República brasileira (1889-1929), FCSH-UNL, 2018 (Tese de Doutoramento).

2 comentários:

PNLima disse...

Este é um dos artistas por que nos apaixonámos, após visita da sua Casa-Museu em St Germain-en-Laye. Tem uma luminosidade nos quadros como eu não conhecia.
Boa tarde

Margarida Elias disse...

Paula - Também acho que é um pintor com uma obra muito interessante. Bom dia!