sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Para o Dia de Reis, no Domingo

Speculum Humanae Salvationis, Westfalen oder Köln (c. 1360. ULB Darmstadt, Hs 2505, fol. 18v)
-
Sempre simpatizei com o Dia de Reis, apesar de não haver em Portugal uma tradição tão relevante como em Espanha. Para mim, é o último dia do Natal. E gostaria de o festejar condignamente, apesar de não apreciar o bolo rei - devido às frutas cristalizadas, que retiro cuidadosamente uma a uma. Tenho pena que tenham desaparecido os brindes, mas outro dia descobri que, na pastelaria Cinderela, alguns bolos reis (aleatoriamente) poderão valer um elefante de ouro. Entretanto, já pensei procurar o bolo rei francês que me parece que não vem com frutas cristalizadas. E descobri ainda, algures na internet (não me recordo onde), que um dos melhores sítios para passar o Dia de Reis (em Portugal), é em Évora. 
Com votos de Feliz Dia de Reis e que eles tragam saúde, tranquilidade e alegria, para este ano de 2019.

5 comentários:

APS disse...

Na minha infância, o Dia de Reis ainda era celebrado e creio que não havia escola... Imprescindível, naturalmente, o Bolo-rei.
Ao contrário da Margarida, sou guloso pela fruta cristalizada (que os pasteleiros chamam "fruta escorrida"). Como a HMJ também não gosta, eu aproveito..:-)
Um bom Dia de Reis, também, aí por casa.

MR disse...

Também gosto do Dia de Reis e costumo festejá-lo, q.b.
Bom fim de semana!

MR disse...

O bolo-rei da Cinderela costumava ser bom, mas já há anos que não vou lá.

PNLima disse...

Bom domingo de Reis. Engraçado que com a passagem dos anos deixei de catar as ditas e como tudo, até o figo.
Espero que o bolo aí por casa seja bom e que ao cortarem a fatia desejada a mesma traga poucas frutas 😊
Boa noite

Margarida Elias disse...

APS - Cá em casa também dou as frutas ao meu marido e ele fica todo contente :-) Boa noite!

MR - Já não como o da Cinderela há muito tempo. Uma vez provei o da Confeitaria Nacional e achei uma maravilha (tirando as frutas cristalizadas, claro). Boa noite!

PNLima - Eu detesto mesmo as frutas cristalizadas :D mas gosto dos frutos secos. Boa noite e bom Domingo de Reis!