sexta-feira, 10 de maio de 2019

Da Fotografia em Portugal – San Payo

«O San Payo é o maior artista da fotografia em Portugal e grande em qualquer parte do Mundo. Quando trabalha, todo ele é movimento: ginasta, acrobata, saltador de obstáculos, enquanto os seus olhos de psicólogo surpreendem ds mais pequenos cambiantes nos nossos olhos e mais subtis expressões do nosso rosto. Tudo coroado por uma cabeleira boémia que parece agitada por um ciclone das Antilhas». 
-
-
Casal (1910, Arquivo de Documentação Fotográfica / DPIMI/DGPC)
-
Retrato do pintor Alfredo Roque Gameiro (1920, Arquivo de Documentação Fotográfica / DPIMI/DGPC)
-
Retrato do pintor Tomás de Melo (Tom) (1920, Arquivo de Documentação Fotográfica / DPIMI/DGPC)
-
Menino Gellweiler  (1930, Arquivo de Documentação Fotográfica / DPIMI/DGPC)
-
Bailarina (1930, Arquivo de Documentação Fotográfica / DPIMI/DGPC)
-

5 comentários:

APS disse...

Não conhecia o fotógrafo e, pela sua mostra, concluo que perdi um profissional de grande qualidade.
Bom fim-de-semana.

LuisY disse...

Realmente é um belíssimo fotografo. Há uma fotografia dos meus pais com os meus dois irmãos, tirada em 1961, ainda antes de eu nascer, pelo San Payo e de facto escapa a banalidade do retrato de estúdios fotográficos da época. Tenho até ideia que existia uma amizade qualquer entre ele e a família da minha mãe, lembro-me de a ouvir falar vagamente no assunto, mas enfim, já morreu e agora não tenho forma de tirar a limpo o assunto.

Bjos

Margarida Elias disse...

APS - Houve uma exposição sobre ele há uns bons anos. Bom Sábado!

LuisY - É bem verdade, a obra dele tem muita qualidade. Gostava de ver essa fotografia :-) Bjs!

MR disse...

Um grande fotógrafo que teve uma conhecida casa fotográfica em Lisboa.
Se eu visse a última foto fora deste post pensava que era uma foto de Fernando Lemos.
Bom fim de semana!

Margarida Elias disse...

MR - Pensei o mesmo. Bom Domingo!