quarta-feira, 17 de junho de 2020

Do Desenho segundo Francisco de Holanda IV

Albrecht Dürer, Portrait of Maximilian I (1518, Museu Albertina, Viena)
-
Escreveu Francisco de Holanda, dirigindo-se a D. Sebastião:

«Não somente se deve V. A. servir do entendimento do DESENHO em todas as obras que digo, mas V.A. para sua maior perfeição e ornamento de sua pessoa e estudo deve de entender saber por sua própria mão, assim pera sua grande recreação: como porque muito lhe releva sabê-lo fazer, por quanto: lhe serve em muitas cousas de grande importância. Como fazia El-Rei que Deus tem e o Infante Dom Luis que o entendiam e exercitavam. E como outros Emperadores e Reis grandes costumavam fazer. Dos quais alguns sabiam não somente desenhar de preto, mas pintar com colores de que eu dou testemunho que vi em o Reino de França na cidade de Avinhão, em um mosteiro, uma pintura de colores muito bem feita: a qual pintou El Rei Reinero de França (...).
Como disse El Rei D. João o segundo a Garcia de Resende. Dizendo-lhe que era boa manha que ele desejava muito de a saber e o Emperador Maximiliano seu Primo era grande debuxador e folgava muito de o saber e fazer (...)».
-
Francisco de Holanda, Lembrança Ao muyto Serenissimo e Christianissimo Rey Dom Sebastiam: De quãto Serve A Sciencia do Desegno e Etendimento da Arte da Pintura, na República Christam Asi na Paz Como na Guerra (Lisboa, 1571). In Jorge Segurado, Francisco d'Ollanda, Lisboa, Edições Excelsior, 1970, páginas 156 a 159. Neste excerto actualizei a linguagem e a escrita.
-
Nota: Intriga-me esta referência e andei (rapidamente) à procura de estudos sobre reis artistas e nada descobri. Reis que pintaram e desenharam, por sinal muito bem, só conheço, para o século XIX, sobretudo D. Fernando, sua nora D. Maria Pia e o seu neto D. Carlos.

2 comentários:

MR disse...

Este desenho é lindo. Deve ser o esboço para o retrato a óleo que Dürer pintou de Maximiliano I.
Quanto ao resto, não a sei ajudar. Infelizmente.
Bom dia!

Margarida Elias disse...

MR - Pois, fiquei cheia de curiosidade. Bom dia!