terça-feira, 30 de junho de 2020

No Dia da Arquitectura

-
-
-
Manuel Amado, O Conventinho da Arrábida - Cela II (1998)
-
Estas pinturas de Manuel Amado vêm a propósito do dia da arquitectura, até porque este é um lugar que eu queria muito visitar e ainda não tive oportunidade, nem sei se é possível na conjuntura actual. Sobre este Convento, sugiro algumas leituras:
Maria Inês Fernandes Cunha (2013). Concepção e valorização de um percurso pedestre no parque natural da Arrábida: o caso de estudo das terras do risco. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Tese de Mestrado) - https://repositorio.ul.pt/handle/10451/8201.
Gabi Parreira Gamito (2017). Projectar com o Lugar, Reabilitação do Convento dos Capuchos de Alferrara, na Serra da Arrábida: Centro de Investigação e Divulgação da Serra da Arrábida. Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (Tese de Mestrado) - https://www.repository.utl.pt/handle/10400.5/13927.
Ana Ruela Ramos de Assis Pacheco (2013), Construção de um mundo interior, Arquitectura franciscana em Portugal, Índia e Brasil (sécs. XVI-XVII). Universidade de Coimbra (Tese de Doutoramento) - https://eg.uc.pt/handle/10316/21841.

5 comentários:

MR disse...

Visitei-o há uns anos, mas não se via grande coisa. Acho que pertence à Fundação Oriente.
Gostei de ver as pinturas de Manuel Amado, que era arquiteto.
Boa tarde!

APS disse...

Posso estar enganado, mas creio que houve uma altura em que era preciso marcar ou pedir à Casa de Palmela para fazer uma visita, mas não sei se entretanto ele (Convento) não terá sido comprado pela Fundação Oriente.
Boa noite.

Margarida Elias disse...

MR - Vou investigar. Bom dia!

APS - Vou contactar ambas, pode ser que tenha sorte. Bom dia!

MR disse...

Margarida,
Veja aqui: http://www.foriente.pt/68/visitas-e-contactos.htm#.Xv3XoZNKjZ4
Boa tarde!

Margarida Elias disse...

MR - Obrigada!!