sexta-feira, 19 de junho de 2020

Pintando ao Ar Livre II

Columbano Bordalo Pinheiro, Na Floresta de Fontainebleau (1882)
-
Esta pintura de Columbano, foi exposta em 1885, na exposição do Grupo do Leão, representando Artur Loureiro a pintar na Floresta de Fontainebleau. A obra foi realizada em 1882, quando ambos os pintores se encontravam a estudar em Paris. Segundo relatou Raul Brandão, nas suas Memórias, foi Loureiro quem incentivou Columbano a fazer um "grande quadro" para expor no Salon. Para o financiamento da empreitada, Loureiro foi pedir "quatro libras" a Trigueiros de Martel, que vivia em Paris e assim Columbano pôde realizar O Concerto de Amadores (onde Loureiro está representado como pianista). O quadro Na Floresta de Fontainebleau foi oferecido a Martel como agradecimento.
-
Bibl.: Raul Brandão (1999), Memórias. Relógio d’ Água Editores, Tomo II, pp. 199-200; Margarida Elias (2011), Columbano no seu Tempo, Lisboa, FCSH-UNL (Tese de Doutoramento); Margarida Elias (2016), «O Pátio do Martel», in Revista Rossio, Estudos de Lisboa, N.º 6, Abril, pp. 130-141.
Nota: A pintura já aqui esteve em 2010.

3 comentários:

MR disse...

Este quadro deve ter estado nas grandes exposuções que o MNAC dedicou a Columbano, mas não me lembro dele. Muito bonito.
Pelos vistos, a floresta de Fontainebleau também foi fonte de inspiração para o pintor português. :)
Boa tarde!

MR disse...

É um autorretrato?

Margarida Elias disse...

Mr - É um retrato de Artur Loureiro. O quadro esteve no MNAC e é de colecção particular. Acho que o cheguei a ver, não sei se à venda (não me lembro) na Antiks. Bom dia!