sexta-feira, 19 de março de 2021

Para o Dia do Pai

João Reis, Retrato de meu Pai (1937, Museu Municipal Carlos Reis, Torres Novas)
-
Carta de Carlos Reis para João Reis (28 de Fevereiro de 1937, Arquivo Municipal de Torres Novas), depois de uma visita ao atelier do filho:
«(…) fui encontrar verdadeiras obras de arte que raro se produzem na tua idade, e nunca se produziram em Portugal (…). O meu retrato melhorou com o que lhe fizeste no fundo, e agora é perfeito! O quadro grande onde até mexeste no vermelho das labarédas, tem uma harmonia completa, e o lavadoiro com os dois namorados e as aboboras foi tão melhorado que não parece o mesmo que ahi vi. A obra capital de paisagem que fizeste depois da minha saída da Louzã é a Cheia no rio (…). Ha uma vista da Louzã que igualmente muito me prende e tens um trecho do Porto com uma rapariga encostada que é igualmente magnifico. O trecho d’um oliveira velha ao cair da tarde fez-me saudades d’essas tristes tardes que ahi ha tão lindas no inverno (…)».

2 comentários:

MR disse...

Muito lindo este retrato.
Bom dia!

Margarida Elias disse...

É verdade - a minha fotografia dele é que não é muito boa. Bom dia!