quarta-feira, 10 de março de 2021

Pyotr Konchalovsky

-
Nas minhas pesquisas sobre ateliers, encontrei esta pintura de Pyotr Konchalovsky (1876-1956), nascido na Ucrânia, mas falecido em Moscovo (que já passou pelo blogue). Sei pouco sobre o artista, mas tenho estado a notar que no site Wikiart a arte russa, ou da antiga União Soviética, está muito representada, não sei porque razão. 
Ao observar rapidamente a obra deste pintor noto, além da qualidade da obra (que me parece constante), o facto de seguir uma linha comum a grande parte dos artistas nascidos no final do século XIX e activos durante a primeira metade do século XX, que começa pela passagem por Paris, onde se interessam pelas vanguardas e artistas mais representativos da cultura vigente. 


É nessa fase que geralmente realizam maiores experiências estéticas, o que se coaduna também com o período da juventude. Depois, com a maturidade (e talvez a necessidade de encomendas), aliada ao regresso à ordem dos anos 20-30, mais premente nos países de regimes ditatoriais, a sua pintura vai progressivamente tornando-se mais convencional, mais próxima do naturalismo, sendo que as experiências se resumem a aproximações ao Impressionismo ou, nalguns casos, a Cézanne. Poucos artistas fogem desta regra, parece-me.


À primeira vista, julgo que no caso deste pintor, nem a fase inicial perdeu o referente na realidade, nem a fase final perdeu uma postura expressiva, num expressionismo latente, o que lhe confere bastante interesse. Além disso, acho que é visualmente muito apelativa.

Roses (1955)

3 comentários:

Isabel disse...

Gosto da pintura.

Um bom dia:))

MR disse...

Gostei do que aqui vi deste pintor.
Bom dia!

Margarida Elias disse...

Isabel - Também gosto. Bom dia! :-)

MR - É como eu. Bom dia!