terça-feira, 13 de julho de 2021

O Tejo e os lisboetas

Judah Benoliel, Avenida Infante D. Henrique (c. 1950, in Lisboa de Antigamente)
-
«Assim abandonada dos fados e dos homens, Lisboa seria uma cidade quase inteiramente insulsa e inestética, (...) se não resgatasse estes defeitos, amplamente, a sua maravilhosa situação dominadora, e não a enriquecesse de pitoresco um rio como o Tejo, raro no Mundo, de gradações infinitas de colorido, irreais como panoramas entrevistos em sonhos (...).
Como aproveitou o lisboeta estas condições naturais tão singulares, esta dádiva do céu e da água? Que partido tirou ele do Tejo? Voltou-lhe as costas, simplesmente. Na faixa marginal da cidade tem-se a impressão de que as edificações que ali se ergueram obedeceram à intenção de tapar com um biombo de cantaria a vista do Tejo como a de um vizinho incómodo. Ter essa maravilha ali ao lado parece ao lisboeta uma impertinência da natureza, de mau gosto. E assim, em vez de tudo convergir para o rio fantástico, de ele ser o fundo de quadros decorativos, (...) corre ali um paredão inestético de casaria, de fábricas, de armazéns, e até de gasómetros, ocultando ao lisboeta a vista do seu largo e claro rio (...)».
-
Raúl Proença (dir.), Guia de Portugal, Vol. I, Lisboa e Arredores, 1.ª ed. 1924, ed. Fundação Calouste Gulbenkian, 3.ª ed. 1991, pp. 179-181.
-
Notas:
1) Acho que estamos a melhorar a relação com o rio, desde a Expo 98, mas ainda há muito trabalho a fazer, no sentido de criar, como propunha Raúl Proença, junto do rio, «uma das mais belas avenidas do Mundo».
2) Ainda estou sem os meus documentos. Ontem descobri que o problema era do disco, que foi retirado do computador e colocado numa caixa externa, mas só consegui abrir uma pequeníssima parte do que lá estava. Tenho uma réstia de esperança de conseguir abrir os restantes documentos, mas que começa a esmorecer...

3 comentários:

MR disse...

Foto giríssima! Estes Benoliel eram uns fotógrafos excelentes.
Uma avenida junto ao rio, seria a avenida mais bonita do mundo.
Boa tarde!

Margarida Elias disse...

MR - Também acho e daria um excelente passeio. Seria preciso fazer o troço entre a expo e a Praça do Comércio, seguindo depois até Belém :-) Bom dia!
P.S. Gostei muito das ameixas.

MR disse...

😊