quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Carlos Relvas

Auto-Retrato (1868-1869)
-
«Carlos Relvas é um dos fotógrafos amadores mais reconhecidos na história da fotografia portuguesa do século XIX. Esta exposição teve como ponto de partida um projeto de investigação (CICANT— Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias) dedicado ao estudo da fotografia estereoscópica de Carlos Relvas e à sua importância nos primeiros anos da atividade deste fotógrafo, entre 1862 e 1874. / (...)» - MNAC


«(...) / A exposição consagra ainda um importante destaque ao exímio fotógrafo retratista através de uma análise da evolução desta tipologia no seu percurso, desde o primeiro estúdio ainda improvisado até à sofisticação técnica e arquitetónica do segundo, um dos raros estúdios de fotografia do século XIX construído de raiz, e ainda preservado na sua terra natal da Golegã» - MNAC.
-
Tomar. Portico da Igreja do Convento de Cristo (1870-1880, Arquivo de Documentação Fotográfica / DPIMI/DGPC)
-
Guimarães. Bois do Barroso (1870-1880, Arquivo de Documentação Fotográfica / DPIMI/DGPC)
-
Álbum "Photographias de C. Relvas" (Atelier fotográfico) (1880, Arquivo de Documentação Fotográfica / DPIMI/DGPC)

O Atelier fotográfico, inaugurado em 1876, foi um «autêntico templo dedicado à arte fotográfica», nas palavras de João Salgueiro da Mouta. Segundo este investigador, a «execução da obra foi entregue ao arquitecto Henrique Carlos Afonso, mas o rigor posto na sua construção sugere que terá sido Relvas o verdadeiro diretor do projecto». Curiosamente, este arquitecto, Henrique Carlos Afonso (f. 1884), anda a interessar-me, porque foi o autor do projecto do Palacete Ribeiro da Cunha, no Príncipe Real.
-
Exposição: CARLOS RELVAS (1838-1894) - VISTAS INÉDITAS DE PORTUGAL. A FOTOGRAFIA NOS SALÕES EUROPEUS. MNAC - até 20 de Janeiro de 2019. Curadoria: Victor Flores, Ana David Mendes, Denis Pellerin e Emília Tavares.
Cf. Sérgio B. Gomes, «O que está por detrás das medalhas de Carlos Relvas», in Público, 5 de Outubro de 2018 (edição online); João Salgueiro da Mouta, «A Casa-Estúdio Carlos Relvas», in DP-Arte Fotográfica, N.º 42, janeiro 2012, Editora MindAffair, Estoril (Facebook).
Nota: As fotografias que aqui coloquei foram as que encontrei na internet e não necessariamente as que estão expostas no MNAC.

4 comentários:

APS disse...

Um bom aperitivo, para abrir o apetite..:-)
Bom dia.

Margarida Elias disse...

APS - Ainda bem! :-) Boa tarde!

MR disse...

Tenho de ir ao MNAC. Obrigada pela info; eu não sabia desta expo.
Já há muitos anos visitei a Casa de Carlos Relvas, na Golegã, e gostei.
Boa tarde!

Margarida Elias disse...

MR - Nunca visitei a Casa dele na Golegã, e terei de o fazer. Boa tarde!