quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Painel de São Francisco e pedras de armas de Leiria

Painel de São Francisco e Pedras de Armas (Séc. XVII, Rua de Alcobaça, Leiria)
-
O painel será proveniente do Convento de São Francisco e as pedras de armas pertenceram à antiga Casa da Câmara, na actual Praça Rodrigues Lobo.
-

-

«D. Afonso Henriques no ano de mil e cento e trinta e cinco, mostrou a estimação, que fazia da obediência, que [Leiria] lhe tributava, mandando para sua maior defesa fazer um Castelo com suas torres, e baluartes na eminencia de um monte, em que se levanta, e ainda hoje se admira; e elegeu por seu Governador ao valeroso Capitão Paio Guterres. Sentirão os Mouros a sua falta, e no ano de mil e cento e quarenta a vieram conquistar com um poderoso Exercito, a cujas forças não podendo já resistir os sitiados, pelejando até lhe faltarem as vidas, foi por eles entrada, e rendida. Não pode o nosso Rei socorrê-la no conflito; não se descuidou porém em vir restaurá-la, passado pouco mais de um ano. Notou-se, que acampado o Exército, e começando os nossos Soldados a combater o Castelo, começou hum Corvo, que se havia posto sobre um pinheiro, a bater as asas, e a dar gritos, que pareciam festivos, e os Soldados tendo-o por feliz prognostico, se alentaram a pelejar, e entraram com facilidade pela porta da traição, que acharam sem resistência. Perseverou nesta ditosa sujeição até o ano de mil e cento e noventa e cinco, no qual foi destruída pelos mesmos inimigos; mas no mesmo ano a restaurou, e reedificou El-Rei D. Sancho I, que lhe deu foral, e por Armas um Corvo sobre um pinheiro em memoria da primeira restauração».
-
Cf. Frei José de Jesus Maria, Espelho de Penitentes e Chronica da Provincia de Santa Maria da Arrabida, da regular e mais estreita Observancia da Ordem do Serafico Patriarcha S. Francisco, no Instituto Capucho: Chronica da Provincia de Santa Maria da Arrabida, Lisboa Occidental, Officina de Joseph Antonio da Sylva, 1737, Vol. II, pp. 268-269.

Sem comentários: