quarta-feira, 29 de maio de 2019

Capela do Sacramento


Francisco de Holanda, «Lembrança para a capella do S. SACRAMENTO em forma de HOSTIA. - Polla parte defora -» e «Lembrança da Charola pola parte de Dentro, honde há destar o Sacrario»
-
«(...) E tornando ha Capella do Santissimo SACRAMENTO. Aqui Deixo della huma muy piquena Lembrãça (...)»
-
Francisco de Holanda, Da fábrica que falece à cidade de Lisboa, 1571. In Jorge Segurado, Francisco d'Ollanda, Lisboa, Edições Excelsior, 1970, pp. 124-126.
-
Igreja do Santíssimo Sacramento, existente em Lisboa, que julgo que não tem ligação à proposta por Francisco de Holanda, foi construída em 1671, nos terrenos do conde de Valadares. Destruída pelo terramoto de 1755, foi reedificada, entre 1772-1807, com projecto do arquitecto Remígio Francisco de Abreu, «(...) que manteve a planta da primitiva igreja, aproveitando os grossos paredões que resistiram ao sismo. Expoliada por altura das invasões francesas, sofreu restauros importantes entre 1872-73 (...)». Cf. Sítio da Câmara Municipal de Lisboa.
Sobre o manuscrito de Francisco de Holanda, valerá a pena ler o artigo de Cristina Osswald, «Da Fábrica que Falece à Cidade de Lisboa por Francisco de Holanda», publicado em Viajes e Cidades Míticas, com edição de Álvaro Baraibar e Martina Vinatea Recoba, Universidad de Navarra, 2015, pp. 95-112.

4 comentários:

MR disse...

A Capela do Santíssimo Sacramento, pelos desenhos de Holanda, devia ser linda. Já fui à Igreja do Sacramento mas não me lembro de que ela tenha uma planta circular. Um dia destes hei de lá voltar.
Bom dia!

Margarida Elias disse...

MR - A igreja construída julgo que não corresponde ao projecto de Francisco de Holanda. Julgo que nunca lá fui e já estive a ver onde fica para um dia lá ir. Boa tarde!

MR disse...

Pensei que a construída em 1671 teria sido segundo projeto de Francisco de Holanda, daí o meu espanto.
Às vezes há concertos na Igreja do Sacramento.
Boa tarde!

Margarida Elias disse...

MR - Vou pesquisar os concertos. Boa tarde!