Jan Lievens, Bearded man with a beret (c. 1630, National Gallery of Art, Washington).
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Ao olharmos para um quadro, o que vemos? Vemos o objecto "em si", incluindo a moldura, ou vemos apenas o que está pintado nesse quadro (como é o caso)?
Quando olhamos para um quadro como um "objecto", temos de ter em conta que este teve uma "vida" própria, que começou no próprio momento em que se preparou o suporte e as tintas. Quando olhamos para a pintura, temos de pensar no artista que a fez, mas também na escolha do tema e na maneira como esse tema foi concretizado sobre o suporte.
Um quadro é o conjunto de todos estes factores, mas a nossa tendência é esquecer o "objecto" e olhar a pintura como se esta existisse independentemente do suporte físico.
Quando observamos uma pintura de paisagem tendemos a encará-la como uma janela que se abre para o exterior.
Quando observamos uma pintura de um retrato, tendemos a focar-nos na pessoa retratada, como se fosse alguém que nos estivesse a ser apresentado. E, num retrato, a nossa maior atenção vai geralmente para o rosto:
Quando observamos uma pintura de um retrato, tendemos a focar-nos na pessoa retratada, como se fosse alguém que nos estivesse a ser apresentado. E, num retrato, a nossa maior atenção vai geralmente para o rosto:
«Faces are the most interesting things we see; other people fascinate me, and the most interesting aspect of other people – the point where we go inside them – is the face. It tells all».
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2 comentários:
Excelente, Margarida!
Resume tudo o que penso e este retrato tem uma luz e brilho!
beijinho. :)
Obrigada! Também gosto muito deste retrato. Bjs!
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