segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

23 dias para o Natal - A Coroa (ou Grinalda)

(Link)
-
As coroas de folhas e flores são herdeiras de costumes antigos, mas a coroa natalícia deverá ter sido usada pela primeira vez, com um significado de anúncio do nascimento de Cristo, no séc. XVI, na Alemanha. No contexto cristão está associada ao Advento, que corresponde ao primeiro tempo do ano litúrgico que antecede o Natal (quatro semanas antes). Caracteriza-se por ser feita de galhos verdes entrelaçados, principalmente cipreste ou abeto, que representam a vida e a força que resiste mesmo durante os tempos difíceis. Originalmente a coroa teria quatro velas que simbolizam os quatro domingos anteriores ao Natal. A forma circular representa a vida eterna e a união dos crentes com Deus. Se não me engano, o costume da coroa de advento é recente em Portugal, sendo mais comum nos países do Norte da Europa. A este propósito ver o post de HMJ, hoje no Arpose (Link).

(Link)
-
Referências:
http://natal.com.pt/tradicoes-coroa-de-natal
http://en.wikipedia.org/wiki/Wreath
Saunders, Rev. William. “The History of the Advent Wreath.” Arlington Catholic Herald, http://www.catholiceducation.org/articles/religion/re0132.html

5 comentários:

Presépio no Canal disse...

Gosto muito de coroas de Natal, mas, por acaso, nunca tive o hábito de ter uma. Confesso que, depois do post de HMJ e do teu, estou muito tentada a resolver esse assunto.
;-) Gosto do costume de acender uma vela a cada Domingo.
Beijinhos!

Margarida Elias disse...

Eu fiz uma coroa sem velas em feltro com a minha filha - daquelas para colocar na porta. Tenho quatro velas de Natal em casa e estou a pensar em arranjar maneira de fazer uma coroa de advento com elas, mas ainda estou a pensar como... Nas lojas há coroas lindíssimas, mas não quero gastar dinheiro... Bjns!

ana disse...

Também gosto muito de coroas de Natal. Tenho duas já muito antigas. Uma tem só bolinhas vermelhas e a outra tem numa parte um embrulho de natal e folhas verdes.


Gostava de fazer uma coroa para acender as velas mas já perdi um domingo. Se a fizer agora já não deve fazer sentido.
Adoro esta época.
Beijinhos. :))

Margarida Elias disse...

Pois, também estou a hesitar sobre as velas... Talvez ainda faça a coroa. Beijinhos!:)

Presépio no Canal disse...

A ideia de fazer a coroa com a tua filha é muito boa. É uma memória que fica e que irá fazer parte da história dela (e da tua também, claro). Beijinhos! :-)