terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Geminação tardia

-
Há uns tempos no Arpose e nos Manuscritos da Galáxia (creio) referiam-se ao "Questionnaire de Proust". Andei a pesquisar, descobri-o na Wikipédia, e decidi experimentar:

Ma vertu préférée - Bondade.
La qualité que je préfère chez un homme – Inteligência.
La qualité que je préfère chez une femme – Inteligência.
Le principal trait de mon caractère – Curiosidade ?
Ce que j'apprécie le plus chez mes amis – Lealdade.
Mon principal défaut – Ter dificuldade em digerir críticas negativas, entre outros…
Mon occupation préférée – Ler (entre outras).
Mon rêve de bonheur – Ser feliz 😊
Quel serait mon plus grand malheur ? – Prefiro não dizer…
Ce que je voudrais être – Boa pessoa.
Le pays où je désirerais vivre – Há muitos: Portugal, Nova Zelândia (talvez)…
La couleur que je préfère – Magenta (mas há outras…)
La fleur que j'aime – Muitas, talvez as papoilas.
L'oiseau que je préfère – Beija-flor.
Mes auteurs favoris en prose – Tolkien.
Mes poètes préférés – Sophia de Mello Breyner.
Mes héros dans la fiction – Há tantos… Talvez o Gandalf.
Mes héroïnes favorites dans la fiction – Há menos, talvez a Hermione Granger.
Mes compositeurs préférés – Mozart.
Mes peintres favoris – Há muitos… Klee.
Mes héros dans la vie réelle – J. K. Rowling.
Mes héroïnes dans l'histoire – Vou assumir como homens e mulheres, talvez o Gandhi.
Mes noms favoris – Os dos meus filhos 😊
Ce que je déteste par-dessus tout – Críticas destrutivas, injustiça, …
Les personnages historiques que je méprise le plus – Há demasiados, entre eles o Hitler.
Le fait militaire que j'admire le plus – Detesto guerra…
La réforme que j'estime le plus - Não percebo a pergunta... Revolução, invenção? Fim da escravatura, fim da pena de morte, etc...
Le don de la nature que je voudrais avoir – Mais energia.
Comment j'aimerais mourir – Muito velhinha (mais de 100 anos) e rodeada pelo marido, filhos, netos, bisnetos…
Mon état d'esprit actuel – Intrigada com estas perguntas - porque é que ele não respondeu a algumas em inglês e inventou outras?
Les fautes qui m'inspirent le plus d'indulgence – Gula.
Ma devise favorite – «Liberté, Égalité, Fraternité». 

7 comentários:

APS disse...

Como parte interessada, saúdo o seu poste que, dá também, um certo retrato pessoal..:-)
Bom dia.

Margarida Elias disse...

APS - Gosto muito de questionários :-) Bom dia!

Rui Luís Lima disse...

Depois de responder ao célebre "Questionário", nada melhor do que começar a ler o "Em Busca do Tempo Perdido":-)
Boa tarde!

Margarida Elias disse...

Mister Vertigo - Terei de o fazer. Boa tarde!

Isabel disse...

Engraçado!

Também gosto de papoilas, e temos outros gostos em comum.

Beijinhos:))

MR disse...

:)
Bom dia!

Margarida Elias disse...

Isabel - É engraçado descobrir gostos em comum :-) As papoilas são lindas. Bom dia!

MR - Bom dia! :-)