quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

No Dia da Rádio

Fernand Léger, La chanteuse à la radio (Musée National Fernand Léger, Biot)
-
Segundo a minha agenda, hoje é Dia Internacional da Rádio. Actualmente, ouço pouca rádio, e praticamente só ouço no carro - sendo a minha estação preferida a Comercial, que, aliás, sempre foi a minha estação preferida. 
Contudo, quando era criança e adolescente ouvia muita rádio. Alguns programas marcaram-me, como  o dos Parodiantes de Lisboa, que ouvia em casa dos meus avós; ou, mais tarde, o Oceano Pacífico que me ajudava a adormecer à noite. Por incrível que pareça, como era muito dada a insónias, cheguei a ouvir várias vezes o Sousa Veloso, que tinha um programa de madrugada, que já não me lembro como se chamava. Hoje em dia, o meu programa preferido da rádio é a Mixórdia de Temáticas do Ricardo Araújo Pereira e o Programa da Manhã da Comercial. 
A rádio marcou-me também por outras vias. Quando era criança cheguei a acreditar que viviam pessoas minúsculas dentro dos aparelhos e espreitava pelos buraquinhos para ver se as via. Mas também pelo cinema, nomeadamente por um filme do Woody Allen, Radio Days (1987), que agora fiquei com vontade de rever.

4 comentários:

Rui Luís Lima disse...

A rádio fez-me companhia na infância e na adolescência, depois com a chegada dos anos 80 começou a mudar para outros gostos e assim fui perdendo os meus programas favoritos que iam terminando.
O filme de Woody Allen mostra bem como eram esses tempos em que a Rádio era o contacto do ouvinte com o universo:-)
"Radio Days" é um dos meus favoritos de Woody Allen, intemporal!
Boa Tarde!

PNLima disse...

Ouço todos os dias, enquanto trabalho e não passo sem ela :-)
Agora a M80, mas conheço todos os programas de que falas, excepto o do Sousa Veloso, já que por aqui nunca houve insónias.
A maior memória de rádio é de num autocarro, em miúda, ver todos os crescidos a ouvirem o Simplesmente Maria, a radionovela que fez parar meio país :-)
Boa tarde

Margarida Elias disse...

Mister Vertigo - Tenho de rever este filme :-) Boa tarde!

Paula - Das radio-novelas só me lembro de ouvir falar. Mas esqueci-me de referir o "Quando o telefone toca" que ouvia todas as noites, quando estava em casa da minha avó materna. Boa tarde!

MR disse...

Também ouvi muita rádio na infância e adolescência: o Rádio Clube Português (hoje, a Comercial) e a Renascença.
Hoje só oiço de manhã cedo e à noite tarde, normalmente a TSF.
Gosto do Léger.
Boa semana!